AgroSemana recebe a Final do Campeonato Regional de Equitação de Trabalho Entre Douro e Minho
Integrado no programa da 9.ª edição da AgroSemana, que inclui diversas atividades equestres como o batismo a cavalo, o Espaço AGROS tem o prazer de ser o palco da Final do Campeonato Regional de Equitação de Trabalho de Entre Douro e Minho. Esta prova conta com o apoio das três Escolas Agrícolas (EPPL – Ponte de Lima, EPAMAC – Marco Canaveses e EPAESN – Celorico de Basto) presentes na AgroSemana.
A Equitação de Trabalho é uma modalidade equestre baseada na equitação tradicional de cada país, mantendo e conservando as suas diferentes tradições, nomeadamente no uso do traje e arreios, e em que o cavaleiro utiliza apenas uma mão na condução da sua montada. Foi concebida para destacar o tipo de monte utilizado nas diferentes vertentes do trabalho de campo.
Como modalidade equestre, a Equitação de Trabalho foi criada pelos italianos e, a nível internacional, deu o seu primeiro passo com a realização do primeiro campeonato europeu que decorreu em Itália, em 1996, tendo vindo a alcançar, desde isso, uma grande universalidade nos círculos do hipismo mundial.
Em 1997, foi organizado o II Campeonato da Europa de Equitação de Trabalho, que, além dos países fundadores (Itália com os “maremenhos”, França com os “cavaleiros camargueses”, e Espanha com a “doma vaquera”) contou com a primeira participação de Portugal com os cavaleiros da Equitação Tradicional Portuguesa.
Pretende-se com estas iniciativas promover esta modalidade não só na sua vertente desportiva, mas também nos aspetos culturais (tipo de monte e cavalos próprios dos países onde se desenvolve) e etnográficos (trajes tradicionais), conceito intimamente ligado com a ruralidade e atividades campestres que a Feira Agrícola do Norte se orgulha em promover.
Dia 1 de setembro (sexta-feira) pelas 18H00 e dia 2 de setembro (sábado) pelas 17H00 no Circuito Equestre, esperamos por si para assistir à grande festa que será esta Finalíssima.